Estruturante para um Futuro Sustentável e Inclusivo de Cabo Verde
O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado é um instrumento estruturante e inovador ao serviço do desenvolvimento económico sustentável de Cabo Verde. Representa uma alavanca estratégica para a internacionalização das empresas nacionais, funcionando como principal instrumento financeiro de garantia, com capacidade de apoiar a entrada e expansão das empresas cabo-verdianas em novos mercados.
Criado pela Lei nº 65/IX/2019, e posteriormente reforçado pela Lei nº 111/IX/2021, o Fundo Soberano nasce com um capital social de 100 milhões de euros, dos quais 90 milhões foram imediatamente realizados com recursos do International Support for Cape Verde Trust Fund. Aprovado por ampla maioria parlamentar, este fundo é uma verdadeira pedra angular do sistema financeiro nacional.
Como cantava Cesária Évora:
“Dêss povo franco sem igual
Li nó ca tem riqueza
Nô ca tem ôro, nô ca tem diamante
Ma nó tem ess paz di Deus”
Cabo Verde tem no seu povo a maior riqueza: o capital humano, a criatividade, a atitude, a resiliência e a vontade de construir soluções. Como dizia Einstein, “não podemos querer que as coisas mudem, se continuarmos a fazer sempre o mesmo.”
O Fundo Soberano é uma resposta concreta a essa mudança:
Um poderoso instrumento de apoio ao setor privado
Apoio a projetos com impacto em setores estratégicos como a economia azul, transportes marítimos, pesca semi-industrial, energias renováveis, economia circular, agronegócio e conectividade digital.
Um contributo decisivo para a diversificação da economia, geração de emprego qualificado e duplicação do PIB per capita, de forma sustentável e inclusiva.
Cabo Verde tem agora ao seu dispor um instrumento transformador, ao serviço das novas ambições económicas, com os olhos postos no futuro.